Pesquisadores Docentes da Unifesp

Fernanda Cruz

CV Llattes

fernanda.miranda.cruz@gmail.com

Professora Associada do Departamento de Letras da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo, Campus Guarulhos-SP.  Pesquisadora Produtividade Pq2- CnPq.

Possui graduação em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2001), onde também obteve seu titulo de mestre e doutora. Doutora em Lingüística pela UNICAMP (2008) e em Sciences du Langage (2008) pela École Normale Supérieur en Lettres et Sciences Humaines (ENS-LSH), Lyon, França. Seus interesses de pesquisa então concentrados nas relações entre corpo, linguagem e cognição humana. Suas pesquisas concentram-se na geração e análise de corpora audiovisuais  de interação social, transcrição multimodal, ações corporificadas, ELAN. Campos de aplicação: interações com a participação de  pessoas com TEA/autismo. ​

IMG_2637.jpg

Indaiá Bassani

CV lattes

indaia.bassani@unifesp.br

https://www.researchgate.net/profile/Indaia-Bassani

Possui bacharelado em letras (português e linguística - 2002-2006), licenciatura em português (2006-2007), mestrado em linguística (2007-2009) e doutorado na mesma área (2009-2013) pela Universidade de São Paulo, com estágio Sanduíche na Universidade da Pensilvânia (jan-dez/2012). Atua principalmente na área de morfologia e suas interfaces com a sintaxe (estrutura argumental), semântica verbal e fonologia. Interessa-se também por processamento de palavras e aquisição de morfologia. É professora adjunta no curso de Letras da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), atua na graduação e pós-graduação, e é membro do Laboratório de Linguagem e Cognição da Unifesp (LabLinC), do Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída da USP (GREMD-USP) e do WordLab.

Marcello_edited.jpg

Marcello Marcelino

CV lattes

marcello.unifesp@gmail.com

Graduado em Língua e Literatura Inglesas pela PUC-SP, mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela PUC-SP, doutor em Linguística pela UNICAMP e pós-doutorado pela New York University. Atualmente é professor adjunto na UNIFESP no departamento de Letras. Atuou como professor na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no departamento de linguística durante 15 anos e foi coordenador do curso de extensão “Bilinguismo: Revisão de Teorias e Análise de Dados” pela PUC-COGEAE. Atua na área de Linguística do Inglês, estudos comparativos Português-inglês, abordagens gerativistas para a aquisição de L2 e Bilinguismo. É co-coordenador do Grupo de Pesquisa: Investigações Formais em Linguagem e Cognição e membro do Grupo de Pesquisa Minimalismo e a Teoria da Gramática.

IMG_8782 (1)_edited.jpg

Rafael Minussi

CV lattes

rafaelminussi@yahoo.com.br

Possui bacharelado e licenciatura em Letras (Português e Linguística) pela Universidade de São Paulo (2006). É mestre em Linguística (2006) e doutor em Letras pelo programa de pós-graduação em Semiótica e Linguística Geral da Universidade de São Paulo (2012). Atualmente, coordena o projeto 24 - Morfologia e suas interfaces na ALFAL (Associação de Linguística e Filologia da América Latina) e participa dos seguintes grupos de pesquisa do CNPq: GREMD (Grupo de Estudos em Morfologia Distribuída) da USP e InFoLinC (Investigações (In)formais em Lingua(gem) e Cognição) da UNIFESP. 

Seus interesses de pesquisa são: a) interface morfologia-sintaxe, utilizando como arcabouço teórico a Morfologia Distribuída; b) descrição e formação dos blends e compostos no português brasileiro; c) psicolinguística (acesso lexical, priming); d) estrutura argumental; e) morfologia avaliativa e f) o processo de nominalização nas línguas naturais.

Pesquisadores Discentes da Unifesp

20180814_195005.jpg

ANDRÉ DOS SANTOS

André dos Santos Silva (lattes)

e-mail: andre85_2@hotmail.com

​Possui especialização em Dialética da Língua Portuguesa pela Universidade Guarulhos (2008), graduação em Letras - Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina (polo Unicamp - 2012) e graduação em Letras - Português/Inglês pela Universidade de Guarulhos (2007). Atualmente é mestrando em Letras pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), e pós-graduando em Neurociência aplicada à educação na Universidade Anhembi Morumbi (UAM). Trabalha como professor e intérprete de Libras. Tem como interesse o estudo das unidades do sistema linguístico da Libras assim como suas relações.

Pesquisa: Libras: O tempo e o espaço como adjuntos adverbiais